12.6.14

O REGRESSO DE LISBOALEIPZIG


Acaba de ser distribuída a nova edição do livro de Maria Gabriela Llansol Lisboaleipzig, agora com as duas partes – «O Encontro Inesperado do Diverso» e «O Ensaio de Música» – reunidas num único volume, com xilogravuras de Ilda David', em edição Assírio & Alvim.

Xilogravuras de Ilda David'

Lisboaleipzig é um livro com características singulares entre os de M. G. Llansol, fazendo conviver a forma diarística explícita, na primeira metade do primeiro volume, o «ensaio» ou o texto de reflexão, na segunda metade, e uma trama narrativa em torno da metamorfose textual de uma figura maior, complexa e que acompanha durante muito tempo a escrita de Llansol, que é a de Pessoa-Aossê, no segundo volume. Desde o tempo de Herbais, ainda no exílio belga, até ao fim da vida (com o último livro, Os Cantores de Leitura), esta matéria estará sempre presente na escrita de Llansol, que neste livro se organiza em torno de dois triângulos figurais que cobrem a «ordem figural do quotidiano» e a esfera musical, poética e filosófica, com vista à transmutação de Fernando Pessoa em Aossê e à sua libertação do «paradigma da água» português: o círculo masculino de Bach-Pessoa-Spinoza (Baruch) e o feminino de Anna Magdalena-Infausta-Elisabeth, ligados pelo fio condutor da figura do falcão que subjaz à de Aossê e representa a pujança poética e transformadora da escrita.
Assinalando a saída deste livro, uma série de obras de Ilda David' em torno do universo objectal e figural de Llansol integrarão uma grande exposição no Centro Internacional das Artes, em Guimarães, a partir de 26 de Julho próximo.

Xilogravuras de Ilda David'

A nova edição de Lisboaleipzig será apresentada no próximo dia 18 de Junho, às 18.30 h., na livraria da Assírio & Alvim do Chiado. Aqui fica o convite: