5.4.21

A VOZ DAS FIGURAS

Nova série de leituras


Depois de algum tempo em que fomos partilhando textos de Maria Gabriela Llansol escolhidos e lidos pelos seus/pelas suas legentes, iniciamos hoje uma nova série, desta vez para dar a conhecer melhor, ainda que de forma limitada, o que escreveram algumas das Figuras maiores dos seus livros que foram também «escreventes»: poetas, místicos, pensadores, romancistas muito particulares...


Pareceu-nos importante dar a ouvir a voz dessas Figuras, tantas vezes um complemento da voz da própria autora, a partir de uma prática que foi sempre a sua, a de estabelecer um elo entre o que lia e o que escrevia, num diálogo constante que gera um «encontro inesperado do diverso» que poderemos ir seguindo neste novo ciclo de leituras.

Leituras desta vez preparadas por um grupo de actrizes e actores, ex-alunos da Escola Superior de Teatro e Cinema, sob a direcção da Profª Maria Duarte. Abrimos com uma introdução que esclarece as intenções e o sentido deste novo ciclo de leituras, que iremos divulgando durante este mês de Abril, a um ritmo de três vezes por semana. Iniciamos com a figura maior e legente privilegiado dos textos de Llansol, que foi Augusto Joaquim (que assume nomes figurais como A. Nómada, Luís ou Tual). E terminaremos com outra figura de escritor muito próximo de Llansol, e centro do seu terceiro Diário, que foi Vergílio Ferreira.

Link para o video de introdução: https://vimeo.com/532852977

Link para a leitura de dois textos de Augusto Joaquimhttps://vimeo.com/532854221