16.1.20

SINTRA, EM PASSO DE PENSAMENTO

No próximo sábado, 1 de Fevereiro, pelas 17 horas apresentaremos no Espaço Llansol o livro com inéditos de M. G. Llansol Sintra em Passo de Pensamento, uma edição da Feitoria dos Livros (chancela da Colares Editora).
Teremos connosco para falar das Sintras de Llansol a sua editora durante mais de dez anos, Maria Rolim, que conversará com João Barrento e Maria Etelvina Santos. E também a actriz Margarida Carpinteiro, que conheceu a Maria Gabriela e lerá alguns textos do livro. E mostraremos ainda o video que documenta estas deambulações de Llansol por Sintra e Colares. O livro estará à venda a preço especial neste dia.
E nele se pode ler, entre muitas outras reflexões de M. G. Llansol sobre lugares, paisagens, e a vibração particular que os anima, ou que ela neles descobre:
________ quando a vibração deixa os lugares, despe-os inexoravelmente. Tira-lhes camada ondulante após camada ondulante até chegarem a uma inexorável tristeza em que repousam para se despirem ainda mais...

Vejo que a viagem começa no corpo quando este desliza do real para um outro real-não-existente. Não desliza para a fantasia: o nosso olhar vê uma parte da paisagem e, da outra, dá testemunho.