19.11.12

EDUARDO PRADO COELHO 
E MARIA GABRIELA LLANSOL
NA «LETRA E»

No próximo sábado, dia 24, como sempre às 17 horas, vamos evocar a relação ímpar de Maria Gabriela Llansol com Eduardo Prado Coelho, na sequência do colóquio em que este foi homenageado nos passados dias 15 e 16, na Fundação Gulbenkian.
Teremos entre nós a Alexandra Prado Coelho, filha do Eduardo, a Maria Manuel Viana, sua última companheira, e a Margarida Lages, que trabalhou com ele largos anos e é responsável pela nova edição das suas obras, em curso de publicação na Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
O programa da sessão – e também da que se lhe seguirá, em 8 de Dezembro – pode ver-se clicando na imagem.


Por outro lado, 24 de Novembro é um dia muito especial na casa de Llansol, por ser o do seu aniversário, aquele que a viu nascer, «em 1931, no decurso da leitura silenciosa de um poema», por entre «as páginas que os leitores haveriam de tocar (como a uma pauta de música)». Por isso, começaremos por evocá-la, ouvindo a sua própria voz num dos últimos encontros que tivemos, em 2006, na «Casa da Saudação» em Colares. E ouviremos também um poema de Hélia Correia – «Poema para Maria Gabriela (24 de Novembro de 2012)» –, que o compositor João Madureira musicou. A sua peça, intitulada «Inscrição para violoncelo», será executada pelo violoncelista Nelson Ferreira.