18.7.12

LLANSOL  NO BRASIL:
UM COLÓQUIO DE FULGOR

Acaba de sair, em edição da Editora da Universidade Fluminense, de Niterói, Rio de Janeiro, o volume intitulado Um Nome de Fulgor: Maria Gabriela Llansol, que documenta o Colóquio realizado naquela Universidade em 18 de Outubro passado. 


A organizadora do colóquio e do livro, a professora Maria Lúcia Wiltshire de Oliveira, dá conta do espírito deste Encontro no texto de abertura:
«Há um conto de Hélia Correia que, entre outros  aspectos, narra o encontro de uma rapariga rude de aldeia com uma dama singular. A primeira tem a vocação para o conhecer, enquanto a segunda, por experiência e idade, gera o conhecer silenciosamente no corpo. (...)
Penso que o colóquio Um dia de fulgor foi um acontecimento desse tipo. Como rudes que somos, pudemos também subir a escada que leva à casa da dama singular com o cesto cheio de coisas que picam muito, como, por exemplo, o nosso medo. Estivemos lá para ouvir e ver, não só a bondade, mas a força e a firmeza do seu pensar, entretecendo seus textos com os nossos. Ao longo do dia nos alimentamos em mesas-redondas sucessivas que se chamaram Casa do entresser, Corp'a'screver, Lugares de uma casa e A casa europeia, realizando um percurso em busca do fulgor, na tentativa de salvar o real da banalidade, sabendo que 'o universo multiplica-se com a descrição minuciosa e atenta da viagem' (JLA, p. 13).
(...)
O livro pretende contribuir com reflexões em torno da obra de Maria Gabriela Llansol em seus vários aspectos, nomeadamente a tessitura de sua narrativa, as suas concepções de corpo e linguagem, os múltiplos lugares da sua escrita e o diálogo com nomes da cultura e da arte portuguesa e europeia.»
A capa, feita a partir de um desenho de Maria Gabriela Llansol, é da nossa colaboradora Maria Carolina Fenati. O Sumário dá uma ideia da amplitude do colóquio e da diversidade de temas abordados.

(Clique na imagem para ler)