12.8.07



Meus sentimentos tocam as trombetas da alvorada _______ é amanhecer. Uma brisa provoca-os e eles aglomeram-se junto de mim, e eu procuro um cão amestrado e fiel para os guardar. Esse cão chama-se JuÁ. Ju, de Júbilo, A, de Alegria.
E assim me levantei de uma manhã (alvorecer) de domingo. Sinto que, de novo, um livro vindo de longe, prolongado e uno, me espera para entrar na língua portuguesa, e me toca; às vezes, me confrange.

"Um dos primeiros dos meus afectos é aos livros abertos, que
se suicidam em cada página, para renascer na próxima linha".






JUÁ - s.m. 1. designação comum a algumas plantas da fam. das solanáceas, esp. dos gén. Solanum e Physalis; 2. m.q. Juazeiro (Ziziphus joazeiro); 3. fruto do juazeiro. Etim. tupi yu'a "designação comum a diversas plantas da família das solanáceas"; segundo Teodoro Sampaio "fruta do espinho"; f. hist. 1663 joà, 1702 joás, 1875 juá.
juá-açu - ginjeira-da-terra (Prunus sphaerocarpa);
juá-amarelo - de folhas ovais e bagas globosas; juá-listrado, juazinho-amarelo, melancia-da-praia.
juá-arrebenta-cavalo; juá-branco; juá-bravo; juá-de-capote; juá-grande; juá-mirim; juá-miúdo; juá-mole; juá-uva.

juazeiro - árvore com comprimento até 10 m (Ziziphus joazeiro), da fam. das ramnáceas, nativa do Brasil, de folhas serreadas e trinérveas, inflorescências em cimeiras globosas, drupas amarelas e comestíveis, casca amarga, adstringente e febrífuga; joazeiro, juá.

(in, Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa)