11.4.22




«SERES MUSICAIS E VIVOS»

Os gatos de M. G. Llansol



(Fotografias: Maria Etelvina Santos)

A tarde de sábado no Espaço Llansol foi dedicada a esses seres singulares, «musicais e vivos», os gatos, em todas as suas variantes – e são muitas as que nos oferecem os livros e os cadernos inéditos de Maria Gabriela Llansol: de Fanfan, em 1933, de pé com o seu bastão na varanda da Rua Domingos Sequeira em Campo de Ourique, até à derradeira companhia, a de Melissa, em Sintra. Melissa, «a Douradinha», a «Fidelinha», que haveria de terminar os seus dias, em idade avançada, na companhia de uma amiga mais nova, a gata Emily, em casa de Hélia Correia.

Hélia: a sabedoria felina

Hélia Correia ouvindo, deliciada, a apresentação e as leituras que «uma pequenina beguina» lhe veio ofertar...

(Fotografias: Fátima Vicente Silva)

       Foi precisamente a escritora Hélia Correia que, numa sala repleta, nos introduziu neste universo felino, com um saber e um dom intuitivos que nos levaram às origens e à história destes seres que, segundo a Hélia, fogem às leis da evolução das espécies e ocupam um lugar absolutamente singular no mundo animal. E entrámos, com a Hélia, também no universo múltiplo dos muitos gatos de Llansol desde o exílio da Bélgica, e das suas histórias de vida, narradas nos muitos textos que nos chegaram.

                        

(Fotografias: Fátima Vicente Silva)
Tudo isto documentado em dois cadernos que acompanharam a sessão,  que  terminou com leituras de textos de Llansol por Teresa Cadete, Helena Roldão e Michelle Nobre Dias, enquadradas pela voz viva e infantil da Ana Filipa.