NOVOS LIVROS
de e sobre Maria Gabriela Llansol
Acabam de sair duas edições com obras de Maria Gabriela Llansol em alemão, no âmbito da Feira do Livro de Leipzig, que não se pôde realizar neste ano em que Portugal seria o país-tema e toda a participação nacional foi colocada sob o signo de Llansol, com o título «Encontros insperados».
Os dois livros agora publicados são o diário Um Falcão no Punho e uma nova edição de Lisboaleipzig, num só volume em formato de bolso. Ambos os livros são ilustrados com fotos e manuscritos, sairam na editora Leipziger Literaturverlag, com tradução de Markus Saht e Ilse Pollack, e serão apresentados, numa sessão online, no dia 5 de Maio, com intervenções de João Barrento em dois videos gravados expressamente para essa ocasião.
Também agora foi publicado pela Universidade Lusófona, em colaboração com a Sociedade Ibn' Arabî de Murcia, um belo volume que reune as intervenções do colóquio que organizámos em 2017 sob o tema A Imaginação do Amor - Llansol e Ibn' Arabî. Esta publicação, da responsabilidade de Fabrizio Boscaglia (docente da Universidade Lusófona, membo do Instituto de Filosofia da Universidade de Lisboa, e especialista nas relações literárias entre Portugal e o Islão) e Luiza Rosa (investigadora e performer brasileira) retoma a edição online da revista da Sociedade Ibn' Arabî El Azufre Rojo, de 2019, agora em papel.
Destacamos o testemunho (em inglês) de uma grande amiga de Llansol e Augusto Joaquim durante o exílio belga, a Profª Christine Gruwez (nesses anos 60 e 70 Christine Lauwert), que terá dado a conhecer a Maria Gabriela o universo do misticismo sufi. Esse testemunho fecha com a seguinte observação:
«Gaby, por vezes de maneira muito divertida, evitava que a nossa conversa derivasse para questões teológicas ou filosóficas. Era o coração, o órgão da percepção interior, que tinha de falar, numa linguagem para além das palavras. Uma linguagem cujas palavras só ela era capaz de criar».