20.3.21

 NO DIA MUNDIAL DA POESIA

– A Poesia estendida –


Maria Gabriela Llansol só escreveu (formalmente) poesia na sua juventude. Depois, a poesia infiltra-se progressivamente, e das mais diversas formas, nos seus livros de prosa, anunciando uma geografia imaterial por vir. Ou como uma forma de contra-música que se torna poesia do mundo e não apenas do Eu, e que ela define assim no último livro que publicou, Os Cantores de Leitura:

Criar ruídos que sejam uma contra-música. Dar substância harmónica aos ruídos... Tudo se passa ao nível das paisagens de imagens. Das suas sonoridades. Das suas parecenças e dissemelhanças.

Amanhã, dia 21 de Março, celebra-se o Dia Mundial da Poesia, que costumava ser assinalado em Campo de Ourique, no Jardim da Parada, com a Feira do Livro de Poesia, que este ano (como já em 2020) não se realiza. Em vez disso, a Casa Fernando Pessoa e a Junta de Freguesia propuseram (e o Espaço Llansol colaborou no projecto) que se desse a ler e ver a «poesia estendida» em algumas fachadas de casas do bairro, com frases de poetas que viveram em Campo de Ourique, a começar por Pessoa e indo até Ruy Belo, Luísa Neto Jorge, Fernando Assis Pacheco e Maria Gabriela Llansol.

 

Nas imagens, os exemplos da Casa Fernando Pessoa e do Espaço Llansol.