19.10.16

MONSERRATE:
O JARDIM QUE O PENSAMENTO PERMITE


Foi hoje lançada a antologia de textos poéticos sobre o palácio e os jardins de Monserrate, na Serra de Sintra, uma edição da Sistema Solar/Documenta em colaboração com a Associação dos Amigos de Monserrate, com organização e prefácio do poeta José Manuel de Vasconcelos.
O título – O Jardim que o Pensamento Permite – deriva, como logo se percebe, de textos de Maria Gabriela Llansol, nomeadamente alguns fragmentos do espólio, da época de escrita de Causa Amante, que figuram no volume e de que aqui reproduzimos o primeiro.


No seu prefácio, José Manuel de Vasconcelos esclarece o lugar de Llansol nesta antologia, apesar de não haver nos seus cadernos e livros escrita especificamente centrada em Monserrate:
«… os textos de Maria Gabriela Llansol, pelas reflexões gerais e abstractas que contêm, servem, de certo modo, de átrio à secção contemporânea da antologia. A escrita da autora de Da Sebe ao Ser é, como sempre, o resultado de uma interpenetração de realidades emergentes do fluir vivencial, com um pensamento que as interroga, que não pára de as auscultar, recebendo-as numa fértil e interminável torrente de pulsar fenomenológico. Denotando o texto a abertura e a plasticidade do conceito de jardim, a sua feição mental, e o construtivismo da sua imagem, os poemas que se seguem aos fragmentos llansolianos ganham nitidez, por se inserirem numa linha expressiva que valoriza o subjectivo, o pensamento, a memória, a viagem mental, em detrimento do descritivo. […] Daí termos recorrido à expressão llansoliana para título da antologia, para acentuar justamente essa Monserrate mental…»

Os poetas representados são os seguintes: