27.11.24

 CAUSA AMANTE NO BRASIL


Acaba de sair na editora 7Letras, do Rio de Janeiro, a edição brasileira de Causa Amante, acompanhada do posfácio de Augusto Joaquim à 2ª edição portuguesa e de um texto de Maria Alzira Seixo publicado na revista Colóquio-Letras após a saída da primeira edição.

24.11.24

NOS 93 ANOS DE MARIA GABRIELA LLANSOL


 

17.11.24

LLANSOL : COMUNIDADES E FULGURAÇÕES

No próximo dia 7 de Dezembro, pelas 16 horas, faremos no Espaço Llansol a apresentação do livro Comunidades e Fulgurações na Obra de Maria Gabriela Llansol (Edições Colibri, organização de Patrícia Soares Martins e Golgona Anghel), que reune as intervenções do Colóquio que teve lugar na Faculdade de Letras de Lisboa em Novembro de 2022, a pretexto dos sessenta anos do primeiro livro de Llansol, Os Pregos na Erva. Os contributos são muito variados, como se pode ver pelo Índice reproduzido a seguir.

A Profª Teresa Cadete, escritora e professora jubilada da Faculdade de Letras, apresenta o livro, e aproveitamos a oportunidade para evocar ainda Os Pregos na Erva, um livro fundador mas menos presente quando se fala da Autora, com uma exposição de materiais do espólio relacionados com a sua primeira edição em 1962: cadernos de escrita, jornais, entrevistas, edições e traduções, fotografias da época.

A exposição e o livro serão enquadrados e comentados por João Barrento, e ouviremos ainda ler um breve conto – «A pedra que não caiu» – que tem a sua primeira versão num esboço teatral inédito de Maria Gabriela Llansol intitulado O Absurdo, de 1959.

O novo livro das Edições Colibri estará à venda neste dia no Espaço Llansol.