28.2.11

LLANSOL: ESCRITA NÓMADA E LÍNGUA

No âmbito do programa da exposição Transporto sempre uma viagem, inspirada em Llansol e patente na Galeria Quadrum em Lisboa, com um programa variado e ainda em curso (vd. posts de 16 e 20 de Fevereiro), Maria Carolina Fenati, colaboradora do Espaço Llansol, fala no dia 12 de Março, às 17 horas, sobre «Escrita nómada: Maria Gabriela Llansol e a língua».

(clique na imagem para aumentar)

Carolina Fenati é também autora de uma das brochuras editadas no âmbito desta exposição, que intitulou «Texto, lugar que viaja», e que integra material inédito do espólio de M. G. Llansol.

(clique nas imagens para aumentar)

20.2.11

ANA DEUS E LLANSOL
1999-2011


Foi um reencontro feliz, sob o signo de Llansol, da Ferida Consentida a Transporto sempre uma viagem. Ana Deus cantou ontem na Galeria Quadrum acompanhada pelo extraordinário guitarrista Alexandre Soares, na inauguração do ciclo de eventos Transporto sempre uma viagem, inspirado em Llansol. Trouxe à memória o espectáculo que fez (com este mesmo guitarrista e Regina Guimarães) em Maio de 1999, integrada no grupo Três Tristes Tigres, no Rivoli do Porto e no CCB em Lisboa. O espectáculo intitulou-se Ferida Consentida (mais informação sobre este espectáculo aqui), e os textos, cantados por Ana Deus e ditos por Regina Guimarães, provinham do livro de Maria Gabriela Llansol Um Beijo Dado Mais Tarde, como facilmente se reconhecerá pelos excertos que se podem ver e ouvir abaixo (extraídos da gravação que temos no arquivo do Espaço Llansol).



A Maria Gabriela regista por várias vezes, em duas agendas, entre 18 de Maio e 1 de Junho de 1999, este espectáculo dos Três Tristes Tigres, a que assistiu no Porto e em Lisboa.
(clique nas imagens para ler)

16.2.11

ARTES MIGRATÓRIAS SOB O SIGNO DE LLANSOL


Na Galeria Quadrum em Lisboa, inicia-se a partir do próximo sábado, 19 de Fevereiro, uma série de eventos artísticos subordinados à temática da migração e sua relação com a cidade de Lisboa, que o seu curador, José Maia, colocou sob o signo de Maria Gabriela Llansol, com o lema «Transporto sempre uma viagem», proveniente do diário Um Falcão no Punho. Deixamos aqui a sinopse e o programa da iniciativa, na qual participam vários colaboradores do Espaço Llansol (Maria Carolina Fenati, Bernardo R. Bethônico e Daniel Ribeiro Duarte).

(clique na imagem para aumentar)

O Programa:

LLANSOL E EDUARDO LOURENÇO
PELA MÃO DE MARIA DE LOURDES SOARES


A página do Núcleo de Invstigação de Ciências Políticas e Relações Internacionais (NICPRI) da Universidade de Évora, que noticia sobre o projecto de edição das Obras Completas de Eduardo Lourenço (http://lereduardolourenco.blogspot.com), publica hoje um elucidativo texto da nossa associada e conhecida «legente» do Rio de Janeiro a Professora Maria de Lourdes Soares, sobre os encontros (fortuitos) e os desencontros entre Eduardo Lourenço e Maria Gabriela Llansol.



O texto de Maria de Lourdes Soares e uma carta de Llansol a Eduardo Lourenço, de 1988, depois do encontro de escritores em Paris que deu pelo nome de «Belles Étrangères», pode ler-se aqui:
(http://leduardolourenco.blogspot.com/2011/02/de-maria-gabriela-llansol.html)