27.3.19

LLANSOL EM PARIS

A antologia francesa de textos de Maria Gabriela Llansol À l'ombre du clair de lune, saída recentemente, vai ter dupla apresentação em Paris:


– Em 4 de Abril, na Librairie Tschann do Boulevard Montparnasse, com a presença da escritora Laurence Nobécourt (autora do prefácio), de Guida Marques (tradutora) e de Carolina Leite, da editora Pagine d'arte.


– Em 6 de Abril, na livraria L'autre livre, na rue de l'École Polytechnique, por iniciativa da jornalista Bénédicte Heim, que já escreveu sobre outros livros de Llansol em tradução francesa, também com os editores, Carolina Leite e Matteo Bianchi.

25.3.19

QUATRO DIAS DE FEIRA...
COM REFLEXÃO E LEITURAS

Terminou ontem, domingo, a Feira do Livro de Poesia de Campo de Ourique, em que o Espaço Llansol participou activamente. Recebemos na «Casa de Julho e Agosto» mais algumas pessoas interessadas na Obra e no mundo de Maria Gabriela Llansol. Fizemos no Espaço Cultural Cinema Europa uma sessão de leitura de textos de Llansol («Ler é nunca chegar ao fim de um livro...»), com Maria Etelvina Santos, que comentou os excertos lidos por João Barrento. Ouvimos ainda, nessa sessão, para além de alguns interlúdios com música de Bach, uma gravação de passagens dos cadernos manuscritos da Maria Gabriela sobre a sua vivência de Campo de Ourique, na voz de Maria Etelvina Santos.
 
Na Feira do Livro de Poesia, 
Jardim da Parada, em Campo de Ourique:
o quiosque do Espaço Llansol e da 
Mariposa Azual
 No Espaço Cultural Cinema Europa:
 João Barrento e Maria Etelvina Santos comentam e lêem textos de Llansol




No sábado, 23 de Março, foi a vez de apresentar, no Espaço Llansol, as duas primeiras brochuras da nova colecção «Rastos & Rostos», que documentam, com textos e imagens, objectos com significado especial, por vezes com uma história reconstituível, do espólio de M. G. Llansol – «seres móveis», como lhes chamou a escritora Hélia Correia ao falar da «estátua de leitura», Sant'Ana ensinando a Virgem a ler, ou «objectos salvos das águas», no dizer da própria Llansol.






 Hélia Correia
discorre sobre a
«estátua de leitura»

João Barrento, que se ocupou do grande quadro de Artur Loureiro («Primavera», de 1902) a que a nossa autora deu nomes como «Jovem vestindo o seu jardim» ou «A menina lírica» (um objecto com um lugar muito especial em Um Beijo Dado Mais Tarde, tal como a «estátua de leitura»), esclareceu a intenção desta nova colecção feita de «restos» (valiosos), «rastos» (de escrita e de vida) e «rostos» (visíveis e re-figurados pela escrita). Trata-se de prolongar e voltar a iluminar a existência de algumas peças que Maria Gabriela Llansol nos deixou, e a que ela própria já deu outras vidas ao escrevê-las e reinventá-las, libertando-as assim do enclausuramento por vezes sombrio, por vezes luminoso, outras vezes mais ou menos neutro, das suas origens. Como ela própria explica em Um Beijo Dado Mais Tarde: «Os objectos eram certamente potencialidades de texto vivo, ultrapassada a língua morta em que sonhavam». Acontece então a passagem de objecto herdado, antes possuído e funcionalizado, a legado vivo que apela à escrita, uma passagem da esfera da autobiografia para a de uma signografia, em que cada objecto revisitado se nos oferece, também a nós hoje, como um conjunto de sinais. E objectos aparentemente apagados ganham subitamente uma nova luz.
 










É esta a ideia que orienta a colecção «Rastos & Rostos», onde ainda veremos outros objectos deste espólio: obras de arte ou objectos quotidianos, objectos de escrita ou uma fotografia, representações iconográficas ou conjuntos de papéis aparentemente in-significantes...
E os que vieram à «Casa de Julho e Agosto» levaram consigo um postal do espólio em que Llansol faz toda uma tipologia dos objectos, entre os «nómadas» e os «sedentários», os «objectos-mendigos» e os «salvos das águas»...

14.3.19

O ESPAÇO LLANSOL NA FEIRA DO LIVRO DE POESIA 
DE CAMPO DE OURIQUE

O Espaço Llansol participa pela segunda vez na Feira do Livro de Poesia, que se realiza no Jardim da Parada, em Campo de Ourique, com actividades em vários outros lugares do Bairro.

Para além da presença das suas edições num dos quiosques, com a editora Mariposa Azual, o Espaço Llansol oferece ainda as seguintes actividades durante os dias da Feira:

– 21 de Março, às 15 horas, na Biblioteca/Espaço Cultural Cinema Europa:
 «Ler é nunca chegar ao fim de um livro...»
Leituras de textos de M. G. Llansol, por João Barrento e Maria Etelvina Santos, com comentários sobre os textos lidos, audição de gravações de textos sobre a presença de Campo de Ourique na escrita de Llansol, e interlúdios musicais.
[Quem lê,          deve procurar as luzes
sucessivas de um livro
que não se alcançam todas ao mesmo tempo,
quando o livro é fonte de leitura.
Caderno 1.33, p. 95]

23 de Março, a partir das 11 horas: visita guiada ao Espaço Llansol e ao espólio da escritora. 

– 23 de Março, às 18 horas, no Espaço Llansol:
«Rastos & Rostos»
uma nova colecção de brochuras sobre objectos especiais do espólio de Llansol, apresentada pela escritora Hélia Correia e por João Barrento.

As duas primeiras brochuras da série documentam dois objectos muito presentes na escrita de Maria Gabriela Llansol:
a. O quadro do pintor do Porto Artur Loureiro, datado de 1902, e a que Llansol deu nomes como «Jovem vestindo o seu jardim» ou «A menina lírica».
b. A «estátua de leitura», ou «Ana ensinando a ler a Myriam», uma estátua de madeira polícroma do século XVIII.

6.3.19

OS CANTORES DE LEITURA NA CAPELA DO RATO

No próximo dia 11 de Março, pelas 18h15, e no âmbito do ciclo «Filosofia, Literatura,  Espiritualidade», João Barrento falará de Os Cantores de Leitura, o último livro publicado por Maria Gabriela Llansol. 
Com este livro estamos perante um livro de horas sem horas (porque fora do tempo), criação de ambiências raras em que a relação «espiritual» com o mundo, antes conseguida pela via de uma sensualidade imagética (de raiz mística ou poética), é agora a de «traçados geométricos de vibrações» (p. 18), pura energia doce, respirada e segregada por figuras de outra esfera, o exemplo acabado de um livro-canto-do-cisne.
As inscrições para assistir a estas conferências estão fechadas, mas todas se podem ouvir alguns dias depois no site da Capela do Rato, em https://www.capeladorato.org/curso-dos-dias-2019/

4.3.19

EVOCAÇÃO DE LLANSOL EM LUGO

O jornal de Lugo (Galiza) El Progreso evocou ontem, pela mão sensível da legente e jornalista local Nieves Neira, os onze anos da partida de Llansol. Nieves escreveu um belo texto (que reproduzimos abaixo), revelador de uma ligação profunda à escrita e ao mundo de Llansol, pela via do afecto mas também do saber. Obrigado, Nieves!


3.3.19

NO DÉCIMO PRIMEIRO ANO DA PARTIDA

Estamos no dia do décimo primeiro ano da partida da Maria Gabriela. Mais um dia na vida da sua morte, e sempre no espírito da sua escrita de afirmação da vida e do Vivo.
Como neste caderno de 2004, em 2 e 3 de Agosto.
(A foto feliz vem dos anos da Bélgica, em 1972)


_______ estou, de novo, a tentar compor a minha vida_______
uma partitura musical de folhas e folhagem caiu ao chão e
se quebrou. É tempo de reviver; é espaço de recriar; é altura
de voltar a ser a criadora de formas alegres,
com sons tilintantes
que anunciem a elevação dos tons rasteiros da poesia______
da vida própria__________

1.3.19

LLANSOL EM ESPANHA


Na sequência da edição castelhana da segunda trilogia de M. G. Llansol, El litoral del mundo, na excelente tradução do colectivo Atalaire (Mario Grande e Mercedes Cuesta), o poeta de Barcelona José Ángel Cilleruelo publica na revista CLARÍN, de Oviedo, um clarividente texto sobre esta trilogia, estabelecendo paralelos entre a autora e Pessoa e destacando a «poética ingrávida» que orienta a Obra de Llansol – porque aí, como se lê em Da Sebe ao Ser, nada nasce e nada morre, mas «tudo é tão simultâneo como verdadeiro».