27.1.20

UM DIA COM LLANSOL
NA BIBLIOTECA PALÁCIO GALVEIAS

No próximo sábado, dia 8 de Fevereiro, daremos a conhecer em pormenor a vida, a Obra e o espólio de Maria Gabriela Llansol na Biblioteca Palácio Galveias, em Lisboa (Campo Pequeno). Em duas sessões – às 11h e às 15h – João Barrento e Maria Etelvina Santos apresentam a escritora e a sua Obra, e projectaremos o vídeo «Um Lugar e um Legado: A última casa e o espólio de Llansol». À tarde, entre as 15 e as 17h, faremos um percurso ao vivo pelo universo singular da escritora, com leituras de textos por alunas da Escola Superior de Teatro e Cinema. E entraremos ainda, com mais três breves vídeos, em alguns recantos significativos desse universo: a escrita e a leitura, o exílio, o lugar da cor azul (com a voz de Llansol).
Haverá espaço para conversa com o público e esclarecimentos, poderemos acompanhar a vida de Llansol através de uma exposição de fotografias do seu espólio, e teremos à venda todas as edições do Espaço Llansol (e algumas traduções de obras da autora), bem como os cadernos temáticos disponíveis, dois deles mais especialmente orientados para esta sessão: «Llansol, uma vida de escrita» e «Escrever é o duplo de viver» (inéditos). A entrada é livre, a folha-programa qu se segue pode ser descarregada.

16.1.20

SINTRA, EM PASSO DE PENSAMENTO

No próximo sábado, 1 de Fevereiro, pelas 17 horas apresentaremos no Espaço Llansol o livro com inéditos de M. G. Llansol Sintra em Passo de Pensamento, uma edição da Feitoria dos Livros (chancela da Colares Editora).
Teremos connosco para falar das Sintras de Llansol a sua editora durante mais de dez anos, Maria Rolim, que conversará com João Barrento e Maria Etelvina Santos. E também a actriz Margarida Carpinteiro, que conheceu a Maria Gabriela e lerá alguns textos do livro. E mostraremos ainda o video que documenta estas deambulações de Llansol por Sintra e Colares. O livro estará à venda a preço especial neste dia.
E nele se pode ler, entre muitas outras reflexões de M. G. Llansol sobre lugares, paisagens, e a vibração particular que os anima, ou que ela neles descobre:
________ quando a vibração deixa os lugares, despe-os inexoravelmente. Tira-lhes camada ondulante após camada ondulante até chegarem a uma inexorável tristeza em que repousam para se despirem ainda mais...

Vejo que a viagem começa no corpo quando este desliza do real para um outro real-não-existente. Não desliza para a fantasia: o nosso olhar vê uma parte da paisagem e, da outra, dá testemunho.

8.1.20

NOVO CURSO «MODOS DE LER LLANSOL»


Tal como aconteceu no ano passado, e indo ao encontro de várias solicitações, o Espaço Llansol volta a oferecer um novo curso – Modos de Ler Llansol – que se iniciará no próximo sábado, dia 11. Este ano com especial incidência no tema «Para que o romance não morra: em busca de uma língua sem impostura». O objectivo é dar a conhecer a Obra de Maria Gabriela Llansol através dos seus livros, temas e figuras, para uma melhor compreensão da sua arquitectura múltipla e aberta a vários diálogos, formas de linguagem e modos de estar no mundo. As sessões – duas vezes por mês, de Janeiro a Junho, das 15 às 17.30 horas – terão essencialmente uma componente prática de leitura e análise de textos, sempre acompanhada de pequenas exposições teóricas para explicitação de conceitos. O Curso será novamente orientado pela Profª Dra. Maria Etelvina Santos.