28.11.23

LLANSOL E O «EXÍLIO INTERIOR» DE COLARES

No ciclo de conversas «As primeiras segundas», do Espaço Cultural «O FORNO», em Rio de Mouro, João Barrento falará na próxima segunda-feira, 4 de Dezembro, pelas 21h30, com os responsáveis por esse Espaço e pelo Teatro Musgo, Jaime Rocha (dramaturgista e dramaturgo residente) e Paulo Campos dos Reis (encenador e actor), sobre os «lugares» de Maria Gabriela Llansol em Colares (a Casa-o Pinhal-o Mar), a partir do último Livro de Horas, Um Conjunto de Espirais, que abarca os cinco primeiros anos depois do regresso do exílio (1985-1990). Será passado um video que mostra esses lugares, e lidos textos provenientes desse novo livro de inéditos.

(O «Forno» fica na Av. Pedro Nunes, 9 - Rio de Mouro: IC19 --> saída nº 11, Rio de Mouro/Rinchoa.       A entrada é livre).

24.11.23

 MARIA GABRIELA: 

O SANGUE QUE CIRCULA PELOS LIVROS...

Maria Gabriela Llansol faria hoje 92 anos. E a sua memória e os seus livros continuam a vibrar...

22.11.23

MANUEL GUSMÃO E MARIA GABRIELA LLANSOL

No sábado dia 2 de Dezembro, pelas 16 horas, faremos no Espaço Llansol uma sessão evocativa do poeta Manuel Gusmão, que nos deixou no passado dia 9 de Novembro. Manuel Gusmão era Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Espaço Llansol desde a sua fundação, esteve connosco e com a Maria Gabriela desde 2002, e escreveu muito sobre a sua Obra. João Barrento evocará esta ligação, e ouviremos ler poemas de Manuel Gusmão pelo actor Diogo Dória e pela poeta Marta Chaves.