15.9.21

 NOVA EDIÇÃO DE UM FALCÃO NO PUNHO


Está já nas livrarias a nova edição do Diário 1 de Maria Gabriela Llansol, Um Falcão no Punho (edição Assírio & Alvim). A nova edição tem um extratexto com oito pinturas de Ilda David', que a seguir se reproduzem. As imagens inserem-se na série «Acidentes da Sombra e da Luz», título da exposição de Ilda David' que se poderá ver na Galeria Ala da Frente, em Vila Nova de Famalicão, até 8 de Janeiro de 2022.



 OS SILÊNCIOS DE MARIA GABRIELA LLANSOL

Acaba de ser publicado (Edição: Alambique) o livro de João Barrento Breviário do Silêncio, que contém um capítulo dedicado à presença do silêncio na Obra de M. G. Llansol, que abre com as palavras:

«O texto e a sua voz própria na escrita de Maria Gabriela Llansol nascem do silêncio, e desaguam muitas vezes nele. A origem é neste caso sempre uma ausência, 'reais-não-existentes' plenos de possibilidades, o que significa que à génese de qualquer texto de Llansol preside sempre o princípio do possível, do improvável e do diverso. Assim, o silêncio que fala neste texto, nas suas palavras, nos seus brancos, nos seus traços, é sempre uma voz...»

Damos a ver a capa (sobre fotografia de Maria Etelvina Santos) e o índice deste novo livro.



14.9.21

 LLANSOL EM VILA VELHA DE RÓDÃO

No âmbito do programa do evento «Poesia, um dia», na Biblioteca Municipal de Vila Velha de Ródão, e especialmente dirigido ao Clube de Leitura de Autores Clássicos, falaremos no próximo dia 18 da relação de Maria Gabriela Llansol com dois desses autores, Hölderlin e Fernando Pessoa.

 

João Barrento ocupar-se-á da presença de Hölderlin na escrita de Llansol, desde os anos oitenta e até ao fim, em livros como Hölder, de Hölderlin, Onde Vais, Drama-Poesia?, Os Cantores de Leitura; e Maria Etelvina Santos traçará a rota das transformações da personagem histórica Fernando Pessoa na figura de Aossê, também ao longo de trinta anos de escrita, e em vários livros da nossa autora.