21.7.15

AMAR UM CÃO PARA OUVIR E VER

No próximo sábado, dia 25 de Julho, pelas 21h30, o emblemático texto de Maria Gabriela Llansol Amar um Cão será lido na Galeria Quadrum, em Lisboa, por Sara Maia, uma leitora de quinze anos, num ambiente exterior do Palácio dos Coruchéus, adequadamente iluminado e afim da atmosfera do texto. Haverá também uma exposição das 20 colagens originais de Augusto Joaquim feitas a partir desta narrativa de Llansol, e que foram incluídas na edição da Assírio & Alvim intitulada Desenhos a Lápis com Fala - Amar um Cão. A expressão vem do livro de Llansol Amigo e Amiga, e relembramos o contexto desse livro em que ela surge:
«... lembrei-me de Nómada, presente-ausente – a ler e a redesenhar Amar um Cão
Ao seguir com o olhar a colecção de desenhos a lápis com fala onde esboçou a pergunta sobre o nosso cão que nos faltou em '89,
"por onde anda o Jade?"
eu questiono, fazendo agora minha a sua pungente lucidez,
"por onde anda o Nómada?"
De facto, não sei por onde andam, nem o Jade, nem o Nómada. Mas sei que Jade é, subtraído ao tempo, o piso de seu dono.»


Esperamos por todos os amigos do Espaço Llansol na Galeria Quadrum/Palácio dos Coruchéus, em Alvalade (ver planta de localização). A entrada é livre, e todos os cães são bem-vindos.