27.11.11

O ESPÓLIO MANUSCRITO DE M. G. LLANSOL
Todos os números e dados

O espólio manuscrito de Maria Gabriela Llansol, digitalizado e disponível desde 2009 (a primeira séria dos cadernos), tem vindo a ser consultado por investigadores nacionais e estrangeiros interessados em ampliar o espaço de pesquisa da Obra de Llansol para além dos livros publicados. Logo em Abril de 2008, divulgámos o inventário provisório, ainda incompleto, do espólio manuscrito, com referência apenas ao número de objectos literários encontrados (cerca de 350). Em Maio desse ano apresentámos o quadro do sistema de classificação de todo o espólio, e meio ano depois, em Maio de 2009, divulgámos as normas de utilização do espólio e disponibilizámos para consulta toda a primeira série dos cadernos manuscritos (76), em formato PDF, num total de 17.541 páginas, cobrindo os anos de 1974 a 2006. E anunciámos a disponibilização, para daí a pouco tempo, do complemento desse primeiro núcleo de cadernos, com os 78 cadernos do segundo núcleo (1969-2008), 53 agendas (1962-2007), 12 blocos de notas e muitas centenas de papéis avulsos (neste momento também disponíveis, em número de 904).
Desde 2009, toda esta parte, a mais substancial do espólio literário, tem sido utilizada, quer pelos colaboradores mais directos do Espaço Llansol, quer pelos investigadores que, por períodos mais ou menos longos, aí têm trabalhado e manuseado toda esta massa de textos nos computadores disponíveis.
Para orientar de forma mais precisa todos aqueles que desejem continuar a pesquisar neste imenso espólio, deixamos aqui os quadros descritivos pormenorizados que elaborámos, e que poderão servir de primeiro guia a todos os interessados. 
Em breve forneceremos os quadros descritivos de todos os artigos de Llansol e sobre a sua Obra publicados na imprensa portuguesa e estrangeira, e logo que possível, em sítio próprio, os textos completos saídos nesses jornais e revistas. 

(Clique nas imagens para ler os quadros)