24.4.23

ALMAS GÉMEAS?

Regina Guimarães e Maria Gabriela Llansol

A nossa intenção ao convidarmos essa artista multifacetada que é Regina Guimarães para estar connosco foi a de iluminar, para os que se interessam pelo trabalho singular destas duas almas gémeas habitantes das margens, uma relação que se iniciou nos anos noventa (com o espectáculo do grupo «Três Tristes Tigres» Ferida Consentida, construído com Ana Deus e Alexandre Soares a partir do livro de Llansol Um Beijo Dado Mais Tarde) e teve continuidade até hoje, e de que a Regina nos falou em pormenor. 

Na fase preparatória do espectáculo, em Junho de 1998, Regina Guimarães dava conta a Maria Gabriela Llansol do andamento dos trabalhos, e concluia em tom mais pessoal, mostrando uma clara sintonia com o universo da Gabriela, e revelando já marcas da sua própria poesia : 

«Quantos passos tenho contado em sonhos debaixo dos castanheiros, plátanos etc. que têm o nome do seu reino. Não sei se me deixe apanhar pelos ramos ou pela raiz ou apenas pela abstracta simetria/assimetria que insufla sentido no sonho e no despertar. Às vezes sinto-me tão descentrada em relação às palavras que até as oiço fustigar-me os ouvidos na sua fuga».

E ao mesmo tempo mostrava como, na concepção da Ferida Consentida, ia ao encontro dos modos de pensar a escrita que eram os da nossa autora:

«Estamos a trabalhar a questão da leitura, e até já há um bocadinho de música. Pensámos que, para além da sua voz (a voz de todas as suas vozes no milagre de a registarmos...), seria interessante fazer intervir a nível sonoro um grande número de leitores e afectos de leitura. É por aí que vamos (...) A ideia-chave é que o texto nos lê (nos agarra pela nuca, a nós, pobres tigres de papel».

Deste espectáculo ouvimos um dos momentos, de desconstrução do texto de Llansol, na voz cantada de Ana Deus, que nos deu uma ideia concreta do que a Regina escrevia em 1998, na carta a Llansol: trata-se de articular palavra e música, de sobrepor vozes, de pôr o texto a ler-nos. Na altura, e depois de ter visto o espectáculo em Lisboa e no Porto, a Maria Gabriela reconhece a pertinência da escolha daquele seu livro, em que rememora os tempos da infância, e o trabalho feito sobre ele pelo grupo do Porto, e descobre esses ecos e sonoridades muito particulares, como parece dizer esta carta de 1999:

«Vi por duas vezes Ferida Consentida, e toda a impressão visual da passagem da infância no vosso novo palco assim se renova e mantém presente. Eram vários os elementos que convergiam... criando harmonia e uma sonorodade envolvente e funda. Na nova recriação_____ estava certo. É assim: o tempo não tem limites..., permanece no futuro, se houver olhos abertos que o mantenham presente».


                                                Regina Guimarães, com João Barrento e Helena Vieira


Depois, foi a revelação progressiva, pela Regina, desta relação que data desses anos noventa, quando um dia vai à Editora Afrontamento e descobre aí os primeiros livros de Llansol. Ela própria começara muito cedo a escrever, neste caso poesia, fora das normas e entre os géneros (aspecto que comentou também na Obra de Llansol), com 17-18 anos (à imagem de um dos poetas franceses que ambas traduziriam: Rimbaud, o «rapaz raro», como lhe chamaria Maria Gabriela). Regina não deixará de escrever poesia até hoje, com dezenas de livros publicados (sem pretensões de grande visibilidade, mas todos com uma marca muito sua).

 

                 Exposição de materiais do espólio de Llansol que documentam a relação com Regina Guimarães

Vimos depois dois videos, mais tardios, mas sempre a partir de Obras de Llansol: o primeiro (Presente, 2003, mostrado no encontro que fizemos na Arrábida, ainda com Llansol), parte de O Senhor de Herbais e do «pandemónio das estéticas»; o segundo (Trabalho de Presença, 2022), retoma fragmentos do livro Os Cantores de Leitura, com o motivo da ruína no centro; e ambos com a música de Bach em fundo. Também eles, como a Ferida Consentida, mostram uma capacidade muito particular de ler o Texto de M. G. Llansol, e de ser lido por ele, para o transformar.

Destacámos, em conversa com Regina Guimarães, alguns tópicos que ajudaram a acompanhar a projecção dos dois videos, com evidentes paralelos com o universo llansoliano.

 

1. Presente:

- No pandemónio das estéticas (e suas tentações), a recusa do modelo (ainda) dominante do realismo, em favor de modos mais livres e imaginantes de olhar o mundo.

- Natureza (vegetal, animal, árvores, o falcão, os cães...), em paralelo com a criação artística; ou os caminhos da textura da floresta e os caminhos da floresta do Texto

- A afinidade entre Llansol e Regina Guimarães, fundada na sua escolha de estéticas alternativas, maravilhantes e trémulas, buscando a infância permanente da arte. Tudo iluminado, no fim, pela chama de uma vela, motivo desde muito cedo presente na Obra da nossa autora.

- E ainda (o que nos liga ao segundo video): o motivo, central em Llansol, da casa: espaço de criação, de vida, mesmo no que nele é aparentemente morto, os objectos. E de abertura ao mundo, através do motivo da janela. Ambos os motivos, casa e janela, continuarão a ser centrais no segundo video.

Link para este video: https://youtu.be/YvMAL5VocdU

 

2. Trabalho de Presença:

Aqui, a casa é um corpo vivo, e as janelas continuam a ser os seus olhos para o mundo, apesar do trabalho do tempo, que a transforma em ruína. Mas a ruína é a condição natural do vivo, o seu devir inevitável – e também fonte de formas de beleza antes imprevisíveis (o desenho de plantas e musgos nas paredes, a interligação entre o vegetal e o construído, os ninhos das andorinhas nos beirais...). O contraste com este devir natural do construído são os aglomerados populacionais, os bairros turísticos de um novo-riquismo de imitação, disneylands de hoje; e logo a seguir as simples e autênticas árvores em gravuras a preto-branco, deslizando ao som de Bach. São os contrastes criativos da Regina – e poderiam ser de Gabriela!

Sobre a ruína, imagem que alimenta este novo vídeo, foi ainda evocado um ensaio do filósofo Georg Simmel em que a ruína é vista como a expressão da nostalgia por uma forma-outra, que não a da perfeição da obra acabada. Aí, a obra humana como que se torna um produto da natureza. E a destruição só aparentemente é algo de negativo, pode ser trágica (?), mas não é triste – tem um fulgor próprio: o fulgor dos restos como presença! (uma vez mais, serve as duas autoras).

É o que parecem querer dizer, no final do video, as várias formas de arte que vemos, restos do passado mas não ruínas, quadros, esculturas e formas abrangentes, ramificadas, rizomáticas, absorvendo toda a superfície do quadro – como os musgos, os fungos, as trepadeiras nas paredes das ruínas...

Link para este video: https://youtu.be/npGPsHP9_Dg


E a sessão terminou com uma hommage a Regina Guimarães, através da sua poesia. Poesia iminentemente musical, que chama a música e com ela convive, como podemos ver/sentir nas leituras que a Regina faz, concretamente numa recente experiência, belíssima, com o músico Fred e as suas composições, de que ouvimos dois exemplos (na sequência da gravação, o quarto – Odd Ode – e o décimo – Fuligem). Modulações livres de palavras, formas e ideias, sem abdicar de um substrato humano sempre presente, ou seja, sem cair no mero formalismo. 

É todo um programa de não acomodação, uma «poética do devir», como já se disse da poesia da Regina,  que ouvimos nestas três linhas programáticas de um dos seus poemas (e uma vez mais podia ser Llansol):

«Falo sozinha

numa linguagem de jamais

e já não minha».


As leituras de Regina Guimarães com música de Fred («Mãos no Fogo») podem ser ouvidas no site A Cabine, aqui:

https://acabine.pt/2023/02/lancamentos-favoritos-de-janeiro-2023/