16.5.18

«FULGOR»
LLANSOL NO CLAUSTRO DA CATEDRAL DE LUGO


Nieves Neira Roca, uma legente de Lugo, na Galiza, teve a ideia «fulgurante» de pôr um grupo de mulheres a fazer uma «leitura dançada» de textos de Llansol no claustro da catedral de Lugo. O evento teve lugar no passado dia 11, e com ele se pretendeu experimentar outros modos de ler. Nieves escreve, no texto que acompanha o convite para este ensaio de leitura:

Nieves lê, as pedras escutam...

«'Legentes' chamava Llansol aos leitores, para dar ênfase a essa actividade de criar o livro continuamente, actividade que é como um encontro amoroso, quando um ser e um texto se transformam mutuamente.
Como lemos? Lemos o livro inteiro? Possuímos a leitura como estamos acostumadas a possuir outras coisas? Ou deixamos que uma frase nos lance de novo na paisagem?
No claustro da catedral de Lugo, na sexta-feira 11 de Maio, às 18 horas, várias leitoras se reunirão para experimentar outros modos de ler. Para delinear a postura de um corpo sentado, um corpo em movimento que lê a um tempo o texto e o espaço. Para ilimitar o prazer do texto e, como quem cose, dar pontos na pedra com a linha que se solta da frase.
O texto de Llansol constrói-se com o que ela denomina de 'cenas fulgor', clareiras na escrita, luz que se abre no texto, subordinada apenas ao móbil de uma atmosfera... ou de um corpo que dança. Assim, as leitoras participantes lerão apenas em voz alta aquelas frases fulgurantes de cada livro escolhido desta autora, frases que despertem o afecto. E o espaço acolherá esse texto, como se fosse um livro que não se escreve.»

Ler a um tempo o texto e o espaço...

O projecto foi de Nieves Neira Roca, María Corral Fernández e Marta Castro, no âmbito de um curso sobre «Novas tendências na edição literária». E os fragmentos lidos serão editados brevemente, em tiragem limitada (acessível através do endereço amboaeditorial@gmail.com).