16.11.08

UM LUGAR E UM LEGADO

M. G. Llansol, Casa Fernando Pessoa, 1994

Maria Gabriela Llansol partiu e continua entre nós. No lugar que foi sua morada em Sintra, na Obra editada e agora sobretudo nos muitos cadernos, textos, objectos que nos legou e que, no dia a dia do nosso trabalho, enchem esse lugar da sua presença.
No próximo dia 24, o do seu aniversário, iremos evocar a sua figura humana e a sua dimensão literária numa sessão na Biblioteca Municipal de Sintra – a nossa primeira actividade ao abrigo do protocolo assinado com a Câmara Municipal –, durante a qual leremos textos dos seus cadernos inéditos, mostraremos em pormenor o que é hoje o Espaço Llansol e faremos uma viagem virtual pelos principais núcleos do imenso espólio que herdámos.

Llansol na Bélgica, anos 70


(Clique na imagem para ler o programa da sessão)

Ao mesmo tempo serão apresentados os dois primeiros títulos de uma nova colecção da renascida editora Mariposa Azual («Rio da Escrita»): uma recolha dos principais escritos llansolianos de João Barrento e um ensaio sobre «o improvável da leitura» em Llansol, de Maria Etelvina Santos.



(Clique nos índices para aumentar)

Contamos, para esta sessão, com a participação dos escritores Hélia Correia, Gonçalo M. Tavares e José Tolentino Mendonça, e ainda de Helena Vieira, a editora da Mariposa Azual.