15.3.15

UMA NOVA GEOGRAFIA:
AS ESCOLAS DA BÉLGICA


A tarde de sábado na «Letra E» permitiu-nos traçar um amplo arco entre dois tempos: o dos anos setenta do século XX, tempo de «utopias» pedagógicas (e outras) incentivadas pelo Maio de 68, e, por contraste, o momento actual e a formatação mais ou menos generalizada da escola – com algumas experiências e projectos pontuais diferentes, de que nos falou o pedagogo e professor belga Pascal Paulus, em diálogo com Albertina Pena, também ela professora do ensino básico.


Pascal foi a pessoa certa para fazer essa ponte, com o seu estilo comunicativo e o seu saber imenso sobre práticas e teorias educacionais, no presente e na história. De facto, é alguém que vem desses anos da Bélgica (e concretamente de Lovaina), que conheceu a experiência das Escolas da Rua de Namur e La Maison, em Lovaina e Ottignies, e tem um conhecimento fundamentado da realidade educacional portuguesa e internacional de hoje.


O video que apresentámos, feito a partir dos muitos materiais do acervo do Espaço Llansol relativo às escolas, deu conta da relação pessoal de Maria Gabriela Llansol com essas duas escolas, e as peças do espólio expostas, juntamente com o «Caderno da Letra E» que fizemos (e que pode ser consultado em baixo), permitiram formar uma ideia clara e bastante completa sobre os princípios pedagógicos, os métodos de trabalho, as experiências concretas nos ateliers com as crianças, e também sobre todo o envolvimento humano de uma escola livre, global e participada – de que a própria Llansol já deu conta nos «Apontamentos sobre a Escola da Rua de Namur», que acompanha a segunda edição d' O Livro das Comunidades.


No próximo sábado, dia 21, a partir das 16 horas, continuaremos neste tema, num exercício de reconstituição dos ateliers das Escolas da Bélgica, com as crianças que virão, orientadas por Albertina Pena (escrita), Teresa Projecto (desenho, pintura) e Paulo Sarmento (música).