9.3.15

A ESCOLA ALTERNATIVA
NA «LETRA E»

As duas sessões de Março na «Letra E» do Espaço Llansol vão dar a conhecer (e depois tentar reconstituir) a ideia e as práticas das escolas alternativas a que estiveram ligados, na década de setenta do século passado, Maria Gabriela Llansol e Augusto Joaquim: a escola da Rua de Namur, em Lovaina, e a escola La Maison, integrada na Cooperativa de produção e ensino Ferme Jacob, em Louvain-la-Neuve.
Nascidas para acolher crianças com necessidades especiais, filhas de exilados políticos, casais de estudantes estrangeiros, e falando diferentes línguas, essas escolas assumiriam um perfil pedagógico e organizativo muito particular, integradas que estavam desde início num espírito alternativo, anti-autoritário e integrador que se espelha nos seus modelos pedagógicos e práticas de trabalho, e que o caderno que fizémos para esta ocasião documenta, com textos de vários tipos e trabalhos originais que se conservam no espólio de M. G. Llansol e Augusto Joaquim.


Para a próxima sessão, no sábado 14 de Março, às 16 horas, contamos (para além de Albertina Pena, professora e membro da Direcção do Espaço Llansol) com a colaboração do professor e pedagogo belga Pascal Paulus, que há várias décadas trabalha e publica em Portugal, e que vem desses anos de Lovaina e conheceu algumas das pessoas ligadas a estas escolas alternativas.
Teremos nesse dia mais um «Caderno da Letra E» com muita documentação, mostraremos um video em que é possível seguir aspectos concretos do trabalho e do ambiente quotidiano, e uma exposição com trabalhos originais das crianças e escrita de Llansol sobre a sua experiência das escolas. E fizemos ainda colecções de postais com os desenhos das crianças.


Esperamos por todos os que quiserem conhecer mais de perto esta singular experiência pedagógica e humana.