2.10.13

NOVOS LIVROS 
NAS JORNADAS LLANSOLIANAS

No dia 12 de Outubro à tarde apresentaremos, no âmbito das V Jornadas Llansolianas de Sintra, três novos livros: o terceiro volume dos «Livros de Horas», Numerosas Linhas, cobrindo o período de 1979-1980 nos cadernos manuscritos de M. G. Llansol, em Jodoigne e já Herbais, época de grande intensidade de escrita, com três livros nascendo em paralelo, como se pode ler no prefácio de João Barrento e Maria Etelvina Santos:
Este terceiro volume do Livro de Horas cobre um terreno de múltiplas convergências, passagens, derivas e tonalidades literárias e de experiência.  Situado cronologicamente entre o último ano da «casa de Julho e Agosto», a de Jodoigne, e os primeiros meses do «cativeiro de Herbais», ele assinala, para Llansol, várias mudanças significativas; o fim do trabalho nas escolas e na cooperativa de produção (a Escola da Rua de Namur, em Lovaina, e a Ferme Jacob, em Louvain-la-Neuve), a abertura a um tempo que haveria de ser só de escrita, a conclusão da primeira trilogia (com Na Casa de Julho e Agosto) e a entrada na matéria, em grande parte nova, da segunda, com Causa Amante e a busca ainda incerta do que se seguiria. As «numerosas linhas» que aqui se abrem permitem acompanhar três livros em fases de conclusão ou gestação simultâneas. Muito do que não entrou nesses livros — Na Casa de Julho e Agosto, Causa Amante e Da Sebe ao Ser — pode ler-se aqui, esboçado com a intenção de encontrar o seu lugar em livros que nunca apareceriam com os títulos que aqui recebem: «O Nascimento de Ana de Peñalosa» (para Causa Amante), «Numerosas Linhas» e «Com João» (que iriam desaguar em Da Sebe ao Ser). 
Este livro será apresentadom pela Professora Paula Morão, da Faculdade de Letras de Lisboa.


Um segundo livro: o sétimo volume da colecção «Rio da Escrita», editada desde 2008 na Mariposa Azual, desta vez documentando as Jornadas de 2012, dedicadas a «Pessoa e Bach na Casa de Llansol». Do «Pórtico», destacamos: Foi uma recapitulação o que nos propusémos fazer nas Quartas Jornadas Llansolianas de Sintra, que este volume documenta, essencialmente no que aos textos diz respeito. Os seus muitos intervenientes, «llansolianos» e «pessoanos» de Portugal e do Brasil, e de várias áreas artísticas – o cinema e a performance, a pintura e a música –, permitiram re-capitular, voltar a percorrer e a ler, capítulo a capítulo, a longa e fabulosa história da relação de M. G. Llansol com as figuras de Pessoa/Aossê e J. S. Bach, tendo como pano de fundo toda a plêiade de outras figuras e figurações que compõem esta paisagem singular da Obra da Autora: Spinoza e Infausta, Anna Magdalena e Elizabeth, o cão Jade e a Rapariga que temia a impostura da língua, Trimúrti, El Stejo e Cabo Espichel
A Professora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas  da UNL, Paula Cristina Costa, apresentará este novo volume da «Rio da Escrita». Helena Vieira, editora da Mariposa Azual, modera a conversa.



Finalmente, uma publicação única e de grande originalidade, engendrada e construída por uma grande amiga, e leitora intensa de Llansol nos últimos anos, a austríaca Ilse Pollack, grande conhecedora das literaturas de língua portuguesa, a quem demos toda a colaboração necessária. O resultado foi um «Almanaque Llansol» em alemão, uma agenda perpétua com textos da Maria Gabriela para cada dia do ano e muitas ilustrações provenientes do arquivo do Espaço Llansol, de fotografias pessoais e de obras de alguns artistas portugueses. Uma beleza de livro, que contribuirá certamente para tornar mais conhecida a obra de Llansol no espaço de língua alemã. A editora é a Berlin Press (de Berlim, como o nome indica). Ilse Pollack estará nas Jornadas à conversa com João Barrento para apresentar esta sua originalíssima ideia, que tem em alemão o título Territorium der Randständigen, (adaptação livre do «Nós herdámos as margens», que encontramos em Causa Amante).



Estes, e todos os livros actualmente disponíveis de e sobre Llansol, em português e em línguas estrangeiras, editados em Portugal, no Brasil, em França, na Suíça, em Espanha, na Alemanha, estarão à venda na Grande Feira do Livro Llansoliano que organizámos para as Jornadas deste ano no Palácio Valenças. Teremos também nesta Feira todos os números disponíveis da série «Jade-Cadernos Llansolianos», todos os «Cadernos da Letra E», bem como cadernos de escrita, postais, marcadores e lápis com motivos do espólio de Llansol.