LLANSOL E JORGE DE SENA
O site «Ler Jorge de Sena», dirigido pela Profª Gilda Santos, conhecida seniana da da Universidade Federal do Rio de Janeiro, publica no seu último número um artigo de Tatiana Pequeno, professora daquela Universidade e doutorada com uma tese sobre M. G. Llansol («Um canto humano de animal em consonância com a terra prometida»: Aspectos políticos da Obra de Maria Gabriela Llansol, UFRJ, 2011), no qual se analisa e comenta o lugar de Jorge de Sena (enquanto tal e como figura com o nome de Jorge Anés) na obra de Llansol.
A figura de Jorge Anés, que já conhecíamos de livros como Causa Amante (cf. pp. 88, 94-103), reaparece no Livro de Horas 3 (Numerosas Linhas), que será lançado daqui a dias nas V Jornadas Llansolianas de Sintra. Nessas páginas deste novo Livro de Horas se completa a narrativa do «nascimento e suplício de Jorge Anés num auto de fé» e da sua «identificação a Camões» (pp. 53-54, 57).
Reproduzimos também neste novo diário inédito de Llansol as páginas de Inquisição e Cristãos Novos, de António José Saraiva, em cujas margens a autora escreve um longo fragmento que intituta «O jardim de Jorge Anés» (pp. 72-73):
O texto completo de Tatiana Pequeno pode ler-se clicando na legenda da imagem abaixo.
Ler Jorge de Sena |