23.10.19

«O COMEÇO DE UM LIVRO...» GANHA VOZ E IMAGEM

Tivémos ontem uma manhã muito especial no Espaço Llansol. Um grupo de trinta alunas/os da Escola Superior de Teatro e Cinema veio conhecer melhor Maria Gabriela Llansol e o seu mundo, com duas professoras dessa Escola: a actriz Maria Duarte (grande incentivadora do «Projecto Teatral») e a escritora Patrícia Portela, que já esteve connosco antes, ambas leitoras de longa data da Obra de Llansol.

O pretexto e a motivação maiores da visita foram os do trabalho dos estudantes neste semestre, em torno de um dos livros desta nossa autora – O Começo de um Livro É Precioso –, a partir do qual trabalharão questões de dramatização de textos não dramáticos, de dicção e imagem. Por isso se falou muito dos modos de trazer à voz e dar a ver o texto de Maria Gabriela Llansol. 

Projecto singular, como singular é o percurso e a Obra destas duas professoras-criadoras. Comentámos o livro, a sua construção particular (um texto ou «estância» para cada dia do ano), a natureza única da forma dos fragmentos (poemas?); falámos do lugar do corpo e das afecções (com frequente recurso a Spinoza), da importância e dos sentidos da «imagem nua» nestes textos, de figuras recorrentes que conferem um discreto fio narrativo ao livro, do que significam os começos (que servem sempre só para continuar por caminhos imprevisíveis) e dos fins (que não há, nesta escrita da metamorfose), enfim, percebemos melhor como cada frase é aqui «uma base de meditação», cada estância traz uma situação, um pensamento, uma cena fulgor novos, e todo o livro é uma espécie de breviário aberto, sem lições nem moralidade...

De um dos cadernos de escrita do livro, em 2003

 Anotação no Bloco de notas B06

... Tudo gira à volta de «O Começo de um livro é precioso» e dos
casos perdidos na leitura... (Caderno 1.65, 26 de Janeiro de 2003)

O interesse – e o espanto – dos estudantes era evidente, a casa e o espólio de Llansol foram claramenre uma revelação, prometendo novas visitas.