24.11.16

«CASAS DENTRO DE CASAS DENTRO DE CASAS…»
Nos 85 anos de Llansol

Maria Gabriela Llansol nasceu para a escrita faz hoje oitenta e cinco anos. As suas «casas de escrever» são, desde os primeiros escritos de infância e juventude, «casas dentro de casas dentro de casas», e afinal sempre a mesma casa arquetípica, arcano central desta Obra. 
De cidades interiores de onde se olha para o mundo para lhe ver o corpo e a alma se fez desde sempre essa escrita. E de certo modo se vai fazendo a nossa, num trabalho persistente de presença silenciosa, na transparência luminosa da sua Obra. Na casa de escrever de Maria Gabriela Llansol, casa sempre cheia de sinais e com múltiplas janelas sobre o universo, tudo gira em permanente vibração e devir. Aí, lemos num dos cadernos,«o balanço deste meu, vosso, mundo não tem fim: a necessidade de abrir-lhe as portas é real…».
Neste dia do seu nascimento, há oitenta e cinco anos, num bairro de Lisboa aonde sempre regressava, evocamos alguns fragmentos da sua escrita inédita sobre a casa, as muitas casas que se esfumam no tempo da memória mas permanecem nítidas no da escrita, lugares por excelência da estabilidade inquieta e do devir «audaciante» que a movia – e que é também o móbil que a nós nos faz continuar a olhar em frente.