24.11.13

«A ABERTURA NATURAL PARA O PARAÍSO»
No nascimento de Maria Gabriela Llansol

Maria Gabriela Llansol faria hoje 82 anos. Ao longo de toda a sua vida, como escritora de diários que foi, anotava datas. Mas não gostava de números, preferia a ideia de que os dias têm rostos, e nomes. E de que podemos escolher a forma do nosso nascimento, mas não somos donos da nossa vida, que é uma sequência de «ondulações», num movimento que vem de antes do útero e se prolonga depois da terra. A presença actual da sua Obra confirma este último movimento, e ela intuiu em mais do que um livro essa «linha de viver», ou filosofia das linhagens infinitas:
«Propus-me escrever um livro sobre as ondulações da velhice até à terra, e principio pelo meu nascimento (...) Seguindo esta linha de viver, chegarei ao fim dos meus dias; considero a velhice presente em todas as partes do meu destino, e muitas vezes confundi maturidade e mocidade, ignorando as distinções que não me forem naturais.» (Causa Amante)
«Há um mistério relativo ao meu nascimento, que me fecha – esta abertura natural para o paraíso pertence-me?» (Um Beijo Dado Mais Tarde)
O video que se segue é uma breve meditação sobre a existência, a partir de dois fragmentos de escrita.