1.12.12

DE EDUARDO PRADO COELHO PARA 
MARIA GABRIELA LLANSOL:
«A DUPLA VIDA DE VÉRONIQUE»

Depois de termos falado, no dia 24 de Novembro, da relação ímpar entre M. G. Llansol e Eduardo Prado Coelho, vamos ver, no próximo sábado, 8 de Dezembro, o filme que o Eduardo gostaria de ter dado a Maria Gabriela. E tentar perceber porquê, e falar disso, com todos os que quiserem vir à «Letra E».
Pode a matéria de um filme (de um livro) ser o enigma, «a áspera matéria do enigma» de onde nasce o «drama-poesia»? Llansol há muito que respondeu afirmativamente: «não há leitura sem o enigma da espera» (Os Cantores de Leitura) e «o fulgor oscilante da leitura... é o verso e reverso deste enigma sem nenhum mistério contundente» (Amigo e Amiga). Dar ouvidos (e olhos) ao enigma, pode ser a matéria deste filme de Kieslowski, ao confrontar uma mulher com a mais enigmática e inquietante presença que nos chama, a do duplo, do outro de nós.


(Continua na «Letra E» a exposição de materiais do espólio – cartas, postais, livros, os textos de jornal de EPC – que documenta a ligação de Llansol com Eduardo Prado Coelho).