29.4.15

LLANSOL E HÖLDERLIN EM ESPANHA

A revista madrilena La Galla Ciencia publica na sua edição online de 28 de Abril um artigo de João Barrento em que este segue, a partir da escrita nos cadernos e outros papéis do espólio, o percurso da figura de Hölderlin na escrita de M. G. Llansol, até à publicação de Hölder de Hölderlin, e depois ainda até livros como Onde Vais, Drama-Poesia?Os Cantores de Leitura


Pode ler-se clicando aqui, em tradução do «ambo» que dá pelo nome de Atalaire. O nosso obrigado ao Mario!

19.4.15

NASCIMENTO E DEVIR DE NIETZSCHE   EM LLANSOL

A tarde de sábado na «Letra E» foi de uma luminosidade e de uma vibração fora do comum. Isabel Santiago, professora de Filosofia e legente de longa data, iluminou as fulgurações do filósofo no texto de Llansol de forma viva e empenhada, com uma intervenção entrecortada por leituras previamente escolhidas e que a Isabel nos trouxe em cartões delicadamente elaborados, dentro de uma caixa não menos preciosa, um trabalho da amiga e colega Anabela. Com as leituras veio também, para além da exposição da Isabel, a audição de uma peça musical composta por Nietzsche a partir do Manfred de Byron, intitulada Manfred-Meditation.


Recriamos o ambiente da tarde, com a voz de Isabel Santiago na parte inicial da sua exposição, fotos do ambiente e de algumas das muitas peças do espólio expostas, e ainda outra composição musical de Nietzsche, no video que se pode ver a seguir:


O texto-base da intervenção da tarde por Isabel Santiago pode ser lido ou descarregado abaixo:


E, como é habitual, os que vieram puderam também levar consigo mais um «Caderno da Letra E» («O homem do livro»: Nietzsche e Llansol) com textos de Llansol sobre este seu «escritor-guia», retratos pouco conhecidos e fotos dos lugares do filósofo na Alemanha, e reprodução de muitos pormenores da marginalia de Llansol nos seus exemplares das obras de Nietzsche.


14.4.15

NIETZSCHE E LLANSOL NA «LETRA E»


No próximo sábado, dia 18, às 16 horas, voltamos à «Letra E» do Espaço Llansol para um encontro entre Nietzsche e Llansol. Figura com facetas múltiplas nesta Obra, o filósofo do Eterno Retorno e «homem do livro» será apresentado, nas suas ligações ao texto llansoliano, por Isabel Santiago, professora de Filosofia e legente entusiasta desta Obra. Revisitaremos o video de Daniel Ribeiro Duarte sobre Nietzsche (feito em dois dos seus lugares na Alemanha, para a exposição do CCB em 2011) e ouviremos música composta pelo filósofo. E não faltarão as leituras de textos cruzados, como habitualmente. E um «Caderno da Letra E» com fragmentos inéditos de M. G. Llansol e alguns aspectos menos conhecidos da vida e Obra de Nietzsche.

6.4.15

«LETRA E» : O PRÓXIMO TRIMESTRE

O próximo trimestre na «Letra E» do Espaço Llansol vai proporcionar mais dois encontros com figuras decisivas da Obra de Llansol: Nietzsche (já em 18 de Abril) e Vergílio Ferreira (em 6 de Junho. Para estas sessões convidámos legentes especializados que nos falarão das ligações de Llansol com estas duas figuras do pensamento e da escrita. Depois, teremos mais três sessões porventura algo inesperadas: uma leitura encenada pelo actor Diogo Dória e estudantes de teatro da ESAD-Escola de Artes e Design das Caldas da Rainha, a partir de capítulos escolhidos de Contos do Mal Errante, explorando pela primeira vez o tema do erotismo na escrita de Maria Gabriela Llansol (em 9 de Maio); um diálogo talvez surpreendente entre escrita inédita de Llansol e o diário de João Barrento 'Como um Hiato na Respiração', centrado no tema da «morte livre», que sairá na Editora Averno e será apresentado pelo escultor Rui Chafes (em 30 de Maio); e finalmente (em 20 de Junho) um sector ainda desconhecido do espólio, a iconografia llansoliana, que daremos a ver pela primeira vez, e que será comentada pela nossa colaboradora Teresa Projecto.