22.1.09

LLANSOL: A VIAGEM DO TEXTO

Maria Gabriela Llansol continua a ser editada no estrangeiro, desta vez em francês e italiano. Ao cabo de mais de uma década, e depois da publicação em França de Um Falcão no Punho (Gallimard, 1993) e Contos do Mal Errante (Metailié, 1991), é a vez de O Jogo da Liberdade da Alma (seguido de «O espaço edénico», a grande entrevista ao Público, de 1995, na sua versão integral) sair em francês (tradução de Cristina Isabel de Melo) e italiano (tradução de Alessandro Granata), na editora suíça Pagine d'arte, que se propõe editar mais títulos de Llansol. A tradução francesa inaugura nesta editora uma nova colecção («Ciel vague»), e a italiana insere-se numa outra («Sintomi»), onde já figuram nomes como Pascal Quignard, Valerio Adami, Jean Louis Schefer e J. Baudrillard, entre outros.
O lançamento da edição francesa terá lugar no Centro Cultural da Fundação Gulbenkian em Paris, no dia 10 de Fevereiro:

(Clique na imagem para aumentar)

APELO AOS LLANSOLIANOS DE TODO O MUNDO

Estamos a organizar no Espaço Llansol, entre outros sectores do espólio de M. G. Llansol, todo o arquivo de imprensa, nesta primeira fase em suporte físico, que será posteriormente classificado e digitalizado com vista à sua disponibilização online. Trata-se de um projecto parcial importante do nosso trabalho, que porá à disposição de investigadores, leitores e interessados tudo o que foi publicado por Llansol em jornais e revistas e ainda tudo o que sobre a sua Obra se escreveu (à excepção de publicações em livro). Cada artigo será arquivado em papel em pasta própria, e ficará também disponível para consulta no arquivo de imprensa da sede do Espaço Llansol em Sintra.

Para podermos levar a bom termo esta tarefa, pedimos a todos os leitores deste blogue que nos enviem, por via electrónica ou correio, artigos de que disponham, em original, cópia, formato PDF ou outro, com todas as indicações bibliográficas, para irmos progressivamente chegando a uma bibliografia exaustiva que a todos será útil.
(Endereço postal do Espaço Llansol:
Rua Dr. Alfredo Costa, 3-1º F – 2710-524 SINTRA - PORTUGAL)


4.1.09

Continuamos a fornecer informação sobre artigos e outros textos publicados em linha, sobre a Obra e o universo llansolianos. Hoje, as reflexões de Maria Etelvina Santos em Como Uma Pedra-pássaro que Voa. Llansol e o improvável da leitura (editado em Novembro passado pela Mariposa Azual),


transcritas no site do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura sob o título «Escrever é o duplo de viver».
Pode lê-las em