8.9.25

 «PNEUMA» - A RESPIRAÇÃO DA OBRA

Com a artista Juju Bento

Retomamos as nossas sessões públicas no próximo dia 20 de Setembro, pelas 16 horas, com a artista portuguesa da novíssima geração Juju Bento, vencedora, em 2024, do Prémio «O Texto Vivo», inspirado na Obra de Maria Gabriela Llansol, no âmbito do Festival Literário FOLIO.

Apresentaremos (em video) a instalação de Juju Bento então vista em Óbidos, com o título A Baía do Ar (derivado de uma passagem do livro de Llansol Lisboaleipzig). E a artista concebeu agora expressamente para esta nossa sessão uma outra instalação que poderá ser vista no Espaço Llansol: Sopra um Modo de Morrer. Este trabalho vem na linha do anterior, com o tema da respiração (da natureza, das palavras, das obras) em lugar central.

Em conversa com João Barrento, a artista comentará estas suas obras e o seu interesse pelos temas — também muito llansolianos — do sopro, do respirar do mundo, do batimento cardíaco, que têm inspirado os seus trabalhos mais recentes, expostos em Portugal, na Suécia e na Dinamarca — sempre à sombra do Texto de de Llansol.

Teremos o habitual Caderno a acompanhar a sessão, documentando a obra vencedora do Prémio com textos de Llansol, Juju Bento e João Barrento, a memória descritiva do projecto, o caderno preparatório da artista e fotografias da instalação no Centro de Design de Interiores-CDI, em Óbidos.