22.3.23

 LLANSOL COM IBN  'ARABÎ


Ontem, Dia Internacional da Poesia e do Ano Novo do calendário persa, Maria Gabriela Llansol esteve presente na sessão da Fundação Gulbenkian integrada no programa da exposição O Poder da Palavra: O caminho dos sufis. Foram lidos, em língua persa e árabe e em tradução portuguesa, poemas de vários autores persas e árabes, que se cruzaram com textos de autores portugueses neles inspirados: Fernando Pessoa, Sophia de Mello Breyner, Catarina Nunes de Almeida, Adalberto Alves, e também fragmentos de Maria Gabriela Llansol em que o místico árabe ibérico Ibn  'Arabî é figura central.

Os textos de Llansol foram lidos pela actriz Teresa Coutinho e pelo poeta Isaac Jaló. Os textos originais, de autores como Rûmi Omar Khayyâm, Ibn 'Arabî, Rabi'a e outros foram lidos por Omid Bahram (persa) e Shahd Wadi (árabe). As leituras foram acompanhadas à guitarra pelo músico José Peixoto (do grupo Madredeus).

A organização e os comentários da sessão devem-se ao Prof. Fabrizio Boscaglia (Universidade Lusófona), especialista da história das religiões e do misticismo no mundo árabe e persa, e leitor de Llansol, que foi conversando sobre esta matéria com Elisabete Caramelo, Directora de Comunicação da Fundação Calouste Gulbenkian.

Veja a seguir dois pequenos videos da sessão gravados por Ângela Solla.

Fabrizio Boscaglia comenta o lugar de Ibn 'Arabî na escrita de Llansol (clique no link abaixo):


O poeta Isaac Jaló lê Llansol sobre Ibn 'Arabî, no diário Finita (clique no link abaixo)