28.4.21

A VOZ DAS FIGURAS

11 - Vergílio Ferreira

Terminamos hoje a série de leituras de textos de Figuras das obras de Llansol, com aquele que foi a um tempo companheiro filosófico e figura central no seu terceiro diário, Inquérito às Quatro Confidências.

Link para aceder ao video:   https://vimeo.com/542370785

26.4.21

A VOZ DAS FIGURAS

10 - Robert Musil

 Link para aceder ao video:  https://vimeo.com/541386395

23.4.21

A VOZ DAS FIGURAS

9 - Friedrich Nietzsche

(0 Homem do Livro no dia Mundial do Livro)

Link para aceder ao video da leitura:  https://vimeo.com/540374877

E como hoje é o Dia Mundial do Livro, e Nietzsche é em Llansol o HOMEM DO LIVRO, aqui fica também o testemunho da nossa autora sobre esse instrumento (ainda) fundamental que é o livro, receptáculo de ideias, do Vivo e da experiência humana. Alguém que me olha, como escreve Llansol:

1. 

... Nietzsche é um homem do livro... Abre um dos seus livros e os dois copiamos o que lá está escrito, como se fosse texto por escrever... (O Livro das Comunidades, Lugar 16).

2.

A partir de um certo momento, cada livro era para mim como uma folha de papel. E eu não lia. Estava sentada diante de alguém, mais precisamente de alguma coisa que continha alguém.

Olhávamo-nos mutuamente, trocando visões e recordações. Tinha a presença corpórea do livro sobre a mesa, ou seja, do outro, e o todo fazia parte da mesma voz.

Lia lentamente porque escrevia lentamente. Passava o tempo todo em busca da nossa morte, sem medo, sabendo que ela seria, apesar de tudo, uma explosão, e a escrita estaria em qualquer lugar.

(Avulsos 31-32 do caderno 1.01; Livro de Horas I. Original em francês)
 

21.4.21

A VOZ DAS FIGURAS

8 - Baruch Spinoza

Link para aceder ao video: https://vimeo.com/539279100 

19.4.21

A VOZ DAS FIGURAS

7 - Eckhart e Müntzer: Os teólogos do Vazio e da Revolução


Link para o video:  https://vimeo.com/538351749


16.4.21

A VOZ DAS FIGURAS

6 - Os místicos (Ibn' Arabî | Hadewijch | S. João da Cruz)




Link para ver o video:  https://vimeo.com/537621614

15.4.21

NOVOS LIVROS

de e sobre Maria Gabriela Llansol


Acabam de sair duas edições com obras de Maria Gabriela Llansol em alemão, no âmbito da Feira do Livro de Leipzig, que não se pôde realizar neste ano em que Portugal seria o país-tema e toda a participação nacional foi colocada sob o signo de Llansol, com o título «Encontros insperados».

Os dois livros agora publicados são o diário Um Falcão no Punho e uma nova edição de Lisboaleipzig, num só volume em formato de bolso. Ambos os livros são ilustrados com fotos e manuscritos, sairam na editora Leipziger Literaturverlag, com tradução de Markus Saht e Ilse Pollack, e serão apresentados, numa sessão online, no dia 5 de Maio, com intervenções de João Barrento em dois videos gravados expressamente para essa ocasião. 

 

Também agora foi publicado pela Universidade Lusófona, em colaboração com a Sociedade Ibn' Arabî de Murcia, um belo volume que reune as intervenções do colóquio que organizámos em 2017 sob o tema A Imaginação do Amor - Llansol e Ibn' Arabî. Esta publicação, da responsabilidade de Fabrizio Boscaglia (docente da Universidade Lusófona, membo do Instituto de Filosofia da Universidade de Lisboa, e especialista nas relações literárias entre Portugal e o Islão) e Luiza Rosa (investigadora e performer brasileira) retoma a edição online da revista da Sociedade Ibn' Arabî El Azufre Rojo, de 2019, agora em papel. 

 

Destacamos o testemunho (em inglês) de uma grande amiga de Llansol e Augusto Joaquim durante o exílio belga, a Profª Christine Gruwez (nesses anos 60 e 70 Christine Lauwert), que terá dado a conhecer a Maria Gabriela o universo do misticismo sufi. Esse testemunho fecha com a seguinte observação:

«Gaby, por vezes de maneira muito divertida, evitava que a nossa conversa derivasse para questões teológicas ou filosóficas. Era o coração, o órgão da percepção interior, que tinha de falar, numa linguagem para além das palavras. Uma linguagem cujas palavras só ela era capaz de criar».


14.4.21

A VOZ DAS FIGURAS

5 - Jorge de Sena/Jorge Anés

Link para ver o video:  https://vimeo.com/536512238

 

12.4.21

A VOZ DAS FIGURAS

4 - Fernando Pessoa/Aossê

Ver video neste link: https://vimeo.com/535625794


9.4.21

A VOZ DAS FIGURAS

3 - Emily Dickinson e Rilke


Link para ver os videos: https://vimeo.com/534618765

7.4.21

LLANSOL E BAUDELAIRE

O JL de 7 de Abril evoca os 200 anos do nascimento de Charles Baudelaire, e entre os vários artigos e depoimentos sobre a efeméride, publica igualmente vários excertos dos cadernos de Maria Gabriela Llansol, da fase em que traduziu As Flores do Mal (2003).  Os fragmentos são apresentados e contextualizados por João Barrento, e podem ser lidos clicando na imagem abaixo para aumentar.


A VOZ DAS FIGURAS

2 - Camões e Hölderlin




Link para o video com as leituras:  https://vimeo.com/533718101


5.4.21

A VOZ DAS FIGURAS

Nova série de leituras


Depois de algum tempo em que fomos partilhando textos de Maria Gabriela Llansol escolhidos e lidos pelos seus/pelas suas legentes, iniciamos hoje uma nova série, desta vez para dar a conhecer melhor, ainda que de forma limitada, o que escreveram algumas das Figuras maiores dos seus livros que foram também «escreventes»: poetas, místicos, pensadores, romancistas muito particulares...


Pareceu-nos importante dar a ouvir a voz dessas Figuras, tantas vezes um complemento da voz da própria autora, a partir de uma prática que foi sempre a sua, a de estabelecer um elo entre o que lia e o que escrevia, num diálogo constante que gera um «encontro inesperado do diverso» que poderemos ir seguindo neste novo ciclo de leituras.

Leituras desta vez preparadas por um grupo de actrizes e actores, ex-alunos da Escola Superior de Teatro e Cinema, sob a direcção da Profª Maria Duarte. Abrimos com uma introdução que esclarece as intenções e o sentido deste novo ciclo de leituras, que iremos divulgando durante este mês de Abril, a um ritmo de três vezes por semana. Iniciamos com a figura maior e legente privilegiado dos textos de Llansol, que foi Augusto Joaquim (que assume nomes figurais como A. Nómada, Luís ou Tual). E terminaremos com outra figura de escritor muito próximo de Llansol, e centro do seu terceiro Diário, que foi Vergílio Ferreira.

Link para o video de introdução: https://vimeo.com/532852977

Link para a leitura de dois textos de Augusto Joaquimhttps://vimeo.com/532854221