30.10.20

É com grande alegria que recebemos hoje a notícia de que o Prémio PEN de Ensaio 2019 foi atribuído ao livro de João Barrento, Uma Contra-Música. Novos escritos llansolianos.

M.E.Santos




28.10.20

Llansol e Rothko

UM ENCONTRO IM-PROVÁVEL:

LLANSOL E MARK ROTHKO


A sessão do Espaço Llansol prevista para 14 de Março passado teve de ser cancelada. Nela se falaria de mais um «Encontro im-provável» do universo Llansol, desta vez com o do pintor americano, nascido na Letónia, Mark Rothko (1903-1970), e, por via deste, com a música de Morton Feldman composta a partir dos quadros da Rothko Chapel, no Texas.

O video que fizemos, e que pode ser visto no link abaixo, dá conta dessa surpreendente afinidade entre dois criadores, espelhada num percurso artístico com inesperados paralelos, e numa confluência de ideias e recursos estéticos que os quadros de Rothko e alguns textos de Llansol evidenciam, num diálogo constante ao longo do video — um exercício de meditação e recolhimento adequado à obra dos dois, e também aos dias que vivemos.

Para ver o que não pudemos mostrar em 14 de Março, clique neste link: https://vimeo.com/473135116

Em breve voltaremos ao vosso encontro com a versão digital de mais uma das sessões presenciais que tivemos de cancelar.

26.10.20

Tese premiada

 LLANSOL EM TESE PREMIADA

O Prémio Mário Quartin Graça, atribuído pela Casa da América Latina em Lisboa, foi este ano atribuído à tese de doutoramento de Ana Rita Sousa Silva Mecânica de uma Personagem: Paisagem, Escrita, Autoria, que relaciona a Obra de Maria Gabriela Llansol com a do escritor chileno Roberto Bolaño.

A autora, que frequentou o Espaço Llansol como investigadora na fase de preparação da tese, é actualmente leitora do Instituto Camões na UNAM-Universidade Nacional Autónoma do México.

21.10.20

E.L. online

 SESSÕES ONLINE  E INSTAGRAM

Dada a impossibilidade de realizarmos como habitualmente sessões presenciais no Espaço Llansol, iniciámos em 17 de Outubro a publicação de algumas dessas sessões em video, no Facebook do Espaço Llansol (https://m.facebook.com/EspacoLlansol/), recuperando assim algumas das sessões canceladas desde Março. O primeiro video resume a sessão de apresentação do livro de entrevistas de M. G. Llansol, Outra Forma de Canto. Outros se seguirão em breve, com regularidade.

O video sobre as entrevistas de Llansol pode também ser visto aqui: https://vimeo.com/470588571

Abrimos também uma página no Instagram  (https://instagram.com/espacollansol_oficial/), mantendo assim viva a presença de Llansol e da Casa através de imagens e textos retirados das suas obras.




1.10.20

Livro: O Litoral do Mundo

 O LITORAL DO MUNDO

A matéria portuguesa na Obra de Llansol


Acaba de sair o novo livro da nossa colecção «Rio da Escrita» (em colaboração com a Mariposa Azual), com as intervenções das nossas Jornadas Llansolianas de 2019, dedicadas à matéria portuguesa na Obra da autora.

Na abertura do livro ficamos com uma ideia clara dos conteúdos das intervenções, centradas naquilo a que Llansol chamou um dia «a costura cultural portuguesa»: trata-se de «fragmentos da narrativa de uma História – a História de um país, de um continente, de uma cultura e de alguma da sua literatura –, e não apenas de mais uma 'estória' dessa matéria, matéria portuguesa sempre lida a contrapelo em toda a Obra de Llansol, especialmente nas duas trilogias e em livros posteriores como Lisboaleipzig, O Senhor de Herbais, e mesmo, subrepticiamente, em Um Beijo Dado Mais Tarde. Trata-se sempre, de algum modo, de infracções à linearidade da História ou de olhares que propõem uma visão-outra de figuras e acontecimentos históricos pelo reverso humano, mais humano ou 'bi-humano', da História e das estórias que sobre ela aprendemos – de Camões e D. Sebastião a Pessoa, de Vergílio Ferreira e Jorge de Sena ao Portugal da ditadura cinzenta.»